Curadoria de Desenvolvimento Pessoal

Destaque

Albert Einstein – “Se esforce não para ser um sucesso, mas para ser valioso”.

J.K. Rowling – “Não importa quanto dinheiro você tem, seu valor é gerado quando você encontra aquilo que realmente ama e se entrega”.
_______
Um estudo feito na Inglaterra com mil pessoas no leito de morte descreve que o maior dos arrependimentos é não ter vivido de fato o que se queria viver

Opinião: 
A minha expectativa com o livro era muito maior. Achei que era sobre algum tipo de prática, exercícios ou algo assim, mas não ele é sobre a vida de pessoas que o autor se inspirou para crescer.

NOTA:
5.5/10

Apresentações, dicção e oratória

“Olhe para todos os lados da plateia, com moderação. Agindo assim, você observará a reação dos ouvintes e fará com que se sintam incluídos no ambiente”

“Pratique contar histórias interessantes para amigos e familiares. Essas situações são as mais adequadas para ensaiar. Se funcionar nos ambientes mais íntimos, também poderá dar resultados diante dos ouvintes”

 

Opinião: 
Os capítulos são bem curtinhos e  para facilitar ainda, no final de cada capítulo tem um resumo dele para ler em um minuto. Para pessoas que estão começando na arte da oratória.

NOTA:
6/10

“As pessoas processam melhor as informações quando transmitidas em pequenos blocos”

“Se você der um exemplo, a plateia processará a informação com mais profunidade e lembra-rá dela por mais tempo”

As pessoas não resistem a menções a comida, sexo e perigo”

 

Opinião: 
É um bom livro que apresenta técnicas que vão gradualmente crescendo em dificuldade de execução, portanto um livro que serve tanto para iniciante quanto para avançados.

NOTA:
6.5/10

“Sua primeira  tarefa como palestrante é encontrar a maneira de desativar as armas e construir um laço humano de confiança com seus ouvintes”

“Injete algum humor no inicio. Isso transmite uma mensagem valiosa: Vou levá-los a pensar sobre questões espinhosas… mas vai ser divertido. Vamos suar e rir juntos”

Opinião: 
Todas as técnicas usadas nas incríveis palestras do TED são descritas neste livro (tanto as que deram certo quanto as que deram errado) e um pouco da aplicabilidade delas.

NOTA:
8/10

Criatividade

“Se estivermos livres do fardo de ser completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela”

“Toda nova ideia é apenas um mashup ou um remix de uma ou mais ideias anteriores”

“É no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos”

Opinião: 
Se ele tivesse outro nome talvez ele passasse despercebido, mas o “roubar” chama a atenção. Na verdade ele é um grande livro sobre a arte de SE inspirar e ter uma grande “banco” de referências.

NOTA:
8/10

“Para convencer alguém de algo você precisa acreditar, valorizar e contagiar”

“Triunfar é convencer que aquilo que você oferece interessa”

“A vida empresarial é como andar de bicicleta, quando paramos caímos”

 

Opinião: 
Uma das coisas mais incríveis sobre esse livro é o fato dele não ser só sobre criatividade, mas também sobre ser empreendedor e colocar suas ideias em prática.

NOTA:
7.5/10

“Uma vez que uma nova ideia passa a existir, ela não pode ser des-pensada. Há um quê de imortalidade nuam nova ideia” – Edward Bono –

“O processo de design, em sua melhor faceta, integra as aspirações da arte, ciência e da cultura” – Jeff Smith –

“Um problema bem formulado já é meio caminho andado” – John Dewey –

“A idía certa muitas vezes é o oposto da óbvia” – Alex F. Osborn –

Opinião: 
Um livro para ensinar e quebrar processos criativos sobre qualquer assunto. Trata desde a definição do problema, os processos de  desenvolvimento da ideia, até a sua aplicabilidade, estética e função.

NOTA:
8.5/10

“Ser criativo passa por saber muito do que você esta fazendo”

“Brinque, interrompa e aprenda, você precisa de combustível para ser mais criativo”

“Leia mais, a leitura também estimula a criatividade. Torne-a um habito e escolha livros de gêneros variados, que ajudem você a expandir os seus horizontes”

“Pergunte, pergunte, pergunte”

 

Opinião: 
Um livro que explora muito o ato de perguntar, mas não só isso, o ato de fazer as perguntas corretas. Também incentiva muito que as pessoas criem o habito da leitura diversificada e não só sobre um tema, mas que se impacte com conteúdos diferentes.

NOTA:
7/10

“Todo mundo pode reunir ideias novas e diferentes, você só precisa descobrir como abrir a sua mente e pensar diferente”

“Imaginação sintética simplesmente, na melhor hipótese, pode melhorar o que já existe. A criação de coisas novas requer o uso da imaginação criativa”

 

Opinião: 
É mais um livro sobre conceitos científicos do que sobre técnicas para ser mais criativo. Interessante para entender processos criativos.

NOTA:
6/10

Curadoria

“Curar, em português lusitano, é ‘pensar’. Em protuguês se diz: ‘Você pode pensar este ferimento para mim?’ E pensar é ser capaz de cuidar.”

“Estamos assistindo a um processo darwinistico da informação. O indivíduo acessa o Google e vem um vendaval de possibilidades de informação. E isso só esta aumentando, a atenção está cada vez mais dispersa”

Opinião: 
Esse livro é um dos poucos sobre Curadoria. Apesar do tema esta muito na “moda” o tema ainda é pouco explorado. Aqui temos uma longa conversa do Cortella e do Dimenstein sobre o tema.

NOTA:
6/10

Empreendedorismo

“O segredo para se adaptar às atuais transformações é aceitar que o mundo mudou e se preparar para isso”

“O futuro não será fácil, Indústrias inteiras vão desaparecer enquanto novos padrões são surgir. Será preciso se adaptar e quem não fizer isso ficará para trás”

“uma boa ideia, mesmo trabalhada há anos ne sua mente e colocada no papel, é só uma boa ideia. E nisso não há valor”

Opinião:
O que esse livro tem de simples e gostoso de ler ele também tem de incrível. A leitura flui com facilidade, sem jargões técnicos para super entendidos. É tão bom que é difícil não ler de uma vez só.

NOTA:
9.5/10

Gamificação

“Gamificação corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento”

 “Qualquer pessoa por menor afinidade que tenha com o tema, é capaz de identificar um jogo quando em contato com ele”

“Geralmente ao se perguntar cinco vezes o PORQUE de algo, chage-se a uma questão crucial, ao âmago do problema”

 

Opinião: 
É um livro para inciantes no assunto Gamificação. Explica bem os termos, como utilizar os fundamentos e trás diversos estudos de caso.

NOTA:
7/10

Liderança

“As empresas poderiam preencher a lacuna na da liderança com seu próprio pessoal se soubessem como identificar e desenvolver seus verdadeiros líderes potenciais”

“O dinheiro, o principal foco da maioria das atividades de negócios, afinal, não passa de uma commodity. A liderança é o verdadeiro diferencial e criador de valor”

 

Opinião: 
Não se pode falar sobre liderança sem citar a obra de Ram Charan. Um dos principais temas do livro é a escassez de lideres e a formação destes dentro das suas empresas.

NOTA:
9/10

“Ter boa liderança significa liderar o caminho, não exigir que os demais façam o mesmo que você”

“O conceito de liderança não tem a ver com atos gloriosos de comando, mas com manter sua equipe focada num objetivo, sempre motivada a fazer o melhor para alcançá-lo, especialmente quando as apostas são altas e as consequências importantes”

“Liderança tem a ver com delegar o trabalho, dar um passo atrás e deixá-los trabalhar”

Opinião: 
Esse livro foi uma grande surpresa pois não esperava tantas ótimas lições de liderança. Mas claro, se você se capacita para ser astronauta da NASA e ainda ser comandante na estação espacial internacional, mesmo sem ser americano, existe ai uma grande jornada de liderança.

NOTA:
8/10

“Ser um bom líder e um líder eficaz são conceitos diferentes”

“Se você quiser liderar, você teráde levar as pessoas aonde elas não iriam sozinhas”

“Seja rápido em observar, aprender e a se adaptar”

Opinião: 
Um excelente livro com dezenas de insights sobre liderar, sobre gerir equipes e claro como o título já diz, sobre vários assuntos que são simplesmente mitos sobre o liderar.

NOTA:
9/10

“Seja qual for o seu cargo ou função, aprender sobre liderança o tornará um profissional melhor”

“Antes de liderar qualquer pessoa, você precisa aprender a liderar você mesmo”

“Liderar com propósito possibilita inspirar outras pessoas”

 

Opinião: 
Um livro que possibilita um grande número de insights. Aborda fortemente a questão do liderar com propósito.

NOTA:
8/10

Propósito

“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço”

“Se o seu propósito for tão somente ganhar dinheiro, então, não sofra. É para isso. Pronto. Se for realizar-se ter uma percepção autoral, obter reconhecimento, então, esse é o lugar ou ofício errado”

 

Opinião: 
Um grande livro para quem busca reflexões filosóficas sobre a busca do seu propósito, esse é o livro certo para te fazer pensar.

NOTA:
7/10

“Propósito é ter a clareza e entender o sentido do “para que fazemos o que fazemos”

“Propósito não é algo que se conquista ou se encontra, é algo que se reconhece”

“Profissão não é  o nosso propósito, mas uma forma que usamos para expressar o que seria o nosso propósito”

 

Opinião: 
Para quem se interessa pelo tema Propósito, esse é um livro cheio de insights. Nos deixa muitos argumentos para pensarmos sobre o nosso PMT – Propósito Massivo Transformador.

NOTA:
7.5/10

Resiliência

“Precisamos de felicidade e de alegria. Acredito ser importante criar e reconhecer as experiências que nos deixam felizes”

“Alegria é o que nos acontece quando nos permititmos reconhecer como as coisas são realmente boas”

“As únicas contribuições originais que um dia faremos ao mundo nascerão da nossa criatividade”

Opinião: 
Uma dias melhores coisas destes livro é que a Brené conta as suas próprias histórias de vergonha e vulnerabilidade e isso aproxima muito a autora do leitor.

NOTA:
8.5/10

Storytelling

“Ser uma pessoa é ter uma história para contar – Isak Dinensen”

“Uma boa história tem que ser verdadeira mesmo quanto totalmente inventada”

“Se nós não tivéssemos pensamentos estúpidos, nós não teríamos nenhum pensamento interessante”

 

Opinião: 
Esse é um dos mais famosos livros de Storytelling que tem no mercado, então eu esperava bem mais dele. O mais interessante são os estudos de caso de marcas.

NOTA:
6/10

Transformação Digital

“Inovações que nós estamos acostumados a utilizar não vieram de dentro das indústrias pelas quais elas estão sofrendo a disrupção, vieram completamente de fora”

“Talvez não faça mais sentido falar em ficção cinetífica, talvez a palavra correta seja antecipação científica”

“Não é  mais uma questão de -se- alguma coisa vai ser inventada mas    -quando-”  

Opinião: 
Um bom livro para iniciantes no assunto Transformação Digital. Apresenta os termos básicos e alguns estudos de caso bem básicos, mas com grande riqueza de detalhes.

NOTA:
6.5/10

Temas Diversos

“Falar de tudo é fácil. Tudo o que você e eu sabemos, e tudo o que precisamos saber, já está por ai ao nosso alcance”

“Isso me leva de volta ao meu pensamento original: informação e aplicação são coisas muito diferentes”

“Todos sabem algo que você não sabe”

 

Opinião: 
Esse livro é uma grande surpresa, trata de assuntos diversos como pensamento científico, liderança, criatividade, propósito, tudo isso sempre analisando de uma perspectiva nerd.

NOTA:
9.5/10

“Os super-heróis que você tem em mente (ídolos, ícones, titãs, bilionários, etc.)são quase todos seres falíveis que maximizaram uam ou duas forças”

“Se você tiver uma visão clara de para onde quer ir, o resto fica muito fácil”

“Portanto, a meta não é ter ideias ruins. Porque quando se tem um número suficiente de ideias ruins, algumas boas tendem a aparecer”

Opinião: 
talvez um dos livros que eu tenha anotado mais referencias no ano. Como o autor entrevistou muitas pessoas, o conteúdo é completamente diverso, mas incrível em insights.

NOTA:
8.5/10

“Sempre que agirmos com o cérebro e o coração não poderemos ser substituídos por maquinas. Não sejamos braços e sim cérebro e coração”

“As vezes definimos tecnologia apenas como algo moderno, científico, vanguardista. Utilizar uma faca foi um grande avanço tecnológico neste mundo neolítico de tantas dificuldade”

Opinião: 
Não é só um livro sobre  Economia Criativa, também é um livro sobre novas tecnologias, transformação digital e suas aplicabilidades.

NOTA:
9/10

Quando aceitar suas fraquezas, ninguém poderá usá-las contra você”

“Meu irmão tem sua espada como eu tenho a minha mente. Uma mente precisa de livros tanto quanto uma espada precisa de uma pedra de amolar”

TEMAS: Liderança, Empreendedorismo, Planejamento.

Opinião: 
Um daqueles livros que tratam de diversos temas. É um recorte de diversas passagens de Guerra dos Tronos e uma reflexão sobre a citação.

NOTA:
6/10

“Os líderes nunca podem ser meros coadjuvantes do seu negócio. Assim como Reis nunca podem ser coadjuvantes dos seus Reinos”

“Liderança  não é um cargo é um papel, o papel de líder . Cersei por exemplo sempre liderou Kings landing, mesmo quando não estava sentada no trono e determinava os rumos da politica local”

Temas: Liderança, Desenvolvimento, Empreendedorismo

 

Opinião: 
Um bom livro sobre assuntos diversos, como liderança, planejamento, desenvolvimento, empreendedorismo, mas sem se aprofundar muito em nenhum deles.

NOTA:
6.5/10

” Um líder deve aprender que palavras conquistam coisas que muitas espadas não conseguem”

“Não há como iniciar o tema planejamento sem mencionar a frase mais ouvida da série: O Inverno Está Chegando”

TEMAS: Liderança, Empreendedorismo, Planejamento.

Opinião: 
Aborda diversos temas, mas todos bem superficialmente e alguns deles com poucas citações a Game of Thrones.

NOTA:
6.5/10
Rolar para o topo